Flores Frescas, Secas e Preservadas: Qual a Melhor Opção?

 

As flores são um presente da natureza que encantam e alegram ambientes, expressando sentimentos e emoções. No entanto, nem todas as flores são iguais, diferencia-las e saber qual escolher pode fazer toda a diferença na hora de presentear ou decorar. Para te ajudar a entender as particularidades de cada tipo e escolher a opção ideal para você, preparamos este guia completo:


Flores Frescas:

As flores frescas são a opção mais tradicional e popular, apreciadas por sua beleza natural, cores vibrantes e aromas que são capazes de trazer à memórias momentos especiais. No entanto, sua vida útil é curta, geralmente durando apenas alguns dias ou semanas, exigindo cuidados especiais como água fresca, corte dos caules e remoção de folhas murchas.

Vantagens:

Beleza e fragrância incomparáveis: As flores frescas exalam um perfume natural e possuem cores vibrantes, criando um ambiente acolhedor e super convidativo.

Variedade e versatilidade: A natureza oferece uma infinidade de espécies, entre flores e folhagens que permitem criar arranjos personalizados para cada ocasião.

Conexão com a natureza: Ter flores frescas em casa ou no trabalho promove bem-estar e contato com o mundo natural.

Desvantagens:

Durabilidade limitada: As flores frescas têm um ciclo de vida curto e como são comercializadas em hastes cortadas podem murchar com facilidade, para prolongar sua beleza elas exigem cuidados diários.

Custo: A necessidade de reposição frequente pode tornar as flores frescas uma opção mais cara a longo prazo.

Necessitam de cuidados: A troca de água diariamente, a limpeza do vaso, o corte dos talos, o uso de conservantes na água e um ambiente iluminado podem ser uma limitação. 

Flores Secas: 



As flores secas são flores naturais que passam por um processo de desidratação. Esse processo, que pode ser simples como apenas colocar de cabeça para baixo para secar, preserva sua forma e textura, resultando em um visual rústico e elegante. Sua durabilidade é muito maior do que a das flores frescas, podendo durar meses ou até anos, com cuidados mínimos.

{Temos um post aqui no blog sobre tipos de secagem e dicas para você secar flores ai na sua casa}.

Vantagens:

Durabilidade: As flores secas podem durar anos, mantendo sua beleza com poucos cuidados. Para isso: evite deixar as flores em ambientes úmidos e a exposição à luz solar direta.

Versatilidade: Combinam com diversos estilos de decoração: rústico, boho ou contemporâneo. Podem ser tingidas, o que permite ainda mais combinações nos arranjos e peças personalizadas*.

Sustentabilidade: São uma opção mais sustentável pela sua durabilidade aumentada, e não exigem água.

Desvantagens:

Cores: As cores das flores secas (sem tingimento) tendem a ser mais opacas e desbotadas em comparação com as flores frescas. Também é normal que as flores secas adquiram uma coloração mais amarelada com o tempo. 

Aroma: A maioria das flores secas perde seu aroma durante o processo de desidratação.

Fragilidade: As flores secas são mais frágeis e podem se quebrar com facilidade, justamente por perderem água durante o processo de desidratação.


Flores Preservadas: 

As flores preservadas também são flores naturais, que passam por um processo de substituição da seiva por uma solução conservante de glicerina, que mantém sua aparência natural por anos. Sua textura, estrutura e cores são preservadas, resultando em um visual semelhante ao das flores frescas, mas com a durabilidade das flores secas ou até maior. As flores mais conhecidas são as rosas, rabo de coelho e hortênsias.

Vantagens:

Durabilidade: As flores preservadas podem durar anos, mantendo sua beleza e cores vibrantes. 

Aparência natural: Sua aparência é muito semelhante à das flores frescas, com cores e texturas naturais, suas pétalas são mais macias e flexíveis comparadas às das flores secas. Também podem ser tingidas, o que aumenta ainda mais a versatilidade.

Cuidados mínimos: Os cuidados são os mesmos das flores secas e também não podem ficar na água.

Desvantagens:

Custo: Geralmente, as flores preservadas são mais caras do que as opções secas. E isso é explicado porque sua comercialização é exclusivamente importada.

Variedade: A variedade de flores preservadas disponíveis é menor do que a de flores frescas e secas, por ser um mercado que ainda está crescendo e atingindo o público brasileiro.

Processo químico: O processo de preservação envolve o uso de glicerina, o que pode ser um ponto negativo para quem busca opções mais naturais.



* Atualmente no mercado de flores é muito comum encontrar as mais diversas opções de cores para as flores secas, resultado do processo de tingimento que permite cada vez mais opções de flores super coloridas e vibrantes.


Comentários

Postagens mais visitadas