Harmonia e Coerência: Duas palavras que permeiam qualquer escolha!
Em um mundo onde a beleza se revela nos detalhes, a criação de um arranjo de flores secas vai além da simples escolha de espécies! É uma arte que exige sensibilidade, técnica e, acima de tudo, a busca por harmonia e coerência com o ambiente e a personalidade do cliente.
A Sinfonia dos Elementos:
Um arranjo de flores secas bem elaborado é como uma sinfonia, onde cada elemento compõe a melodia final. A escolha das flores, com suas formas, texturas e cores é sem dúvidas o ponto de partida. Mas para que as flores estejam em perfeita harmonia, é preciso considerar o todo, o ambiente e todos os detalhes. Nesse texto vou falar mais especificamente para o mundo dos casamentos, mas essa ideia vale para tudo!
A Decoração como um todo:
Uma vez estava vendo uma live de uma arquiteta e ela citava o seguinte exemplo, que achei muito relevante:
Imagine você receber um salve de date de um casamento com flores tropicais e bem coloridas, tempos depois você recebe o convite com uma identidade visual clean e super tradicional e por fim você chega na festa que tem uma decoração praiana super leve e intimista.
Fica difícil você conseguir definir o que vestir, pensar no que você irá comer ou como se portar nessa festa não é mesmo?!
Por isso é importante para a definição de cada detalhe levar em conta a paleta de cores, estilo da festa e a personalidade dos noivos. E esse tipo de pensamento não serve apenas para organização de uma festa, serve para a decoração da nossa casa, as peças do nosso guarda roupas e pode ser ampliado para todas as situações do nosso dia-a-dia.
Afinal, aquisições bem pensadas geram compras eficientes!
A Dança da Personalidade:
Em um casamento, a decoração e os acessórios dos noivos e padrinhos devem transbordar a personalidade do casal. O estilo do buquê também fala muito sobre a noiva em si. É através da escolha das flores, cores e estilo que a noiva revela sua personalidade, sonhos e expectativas para o grande dia.
Noivas Clássicas e Românticas:
Para as noivas que apreciam a tradição e a elegância atemporal, rosas, lírios e orquídeas são sempre escolhas certeiras. Tons de branco, rosa e marfim transmitem a doçura e o romantismo que permeiam o coração da noiva clássica. Buquês em formato de cascata ou arredondado complementam o visual com delicadeza e charme.
Noivas Modernas e Autênticas:
Suculentas, proteas e antúrios traduzem a personalidade autêntica e original da noiva moderna. Cores vibrantes como laranja, amarelo ou roxo expressam a alegria e a energia que a definem. Buquês assimétricos ou desconstruídos traduzem a criatividade e a ousadia da noiva que foge do convencional.
Noivas Boho Chic e de Livre-Espírito:
Para as noivas que amam a natureza e a liberdade, lavanda, girassóis e flores do campo são perfeitos. Tons terrosos e cores como verde e azul refletem a conexão com a natureza e a simplicidade que inspiram seu estilo. Buquês desconstruídos e até um tanto “selvagens” com folhagens e flores variadas traduzem a alma livre e aventureira da noiva boho chic.
Noivas Minimalistas e Elegantes:
Lírios brancos, tulipas e orquídeas cymbidium são ideais para a noiva que aprecia a simplicidade e a sofisticação. Tons neutros como branco, verde e creme transmitem a elegância minimalista que a define. Buquês com poucas flores ou flores únicas, porém estrategicamente posicionadas, traduzem a personalidade atemporal e discreta da noiva minimalista.
Noivas Vintage e Românticas:
Rosas inglesas, lavanda e hortênsias encantam as noivas que amam o charme vintage e atemporal. Tons pastel como lavanda, rosa chá e azul claro remetem à delicadeza e à nostalgia do passado. Buquês com rendas, pérolas ou fitas de cetim complementam o visual com romantismo e elegância de forma vintage.
Mas de nada adiantam essas definições se elas não forem a pura tradução da personalidade do casal e a verdadeira versão do estilo da noiva. Por isso elementos que contam a história do casal ou recordações de família sempre deixam qualquer evento mais pessoal e intimista.
Tenho noivas de todos os estilos, algumas com casamentos temáticos e outras com casamentos no campo e cheio de detalhes pessoais, como uma meia listrada e o tênis preferido da noiva. Todos lindos e muito significativos, pois trazem a essência do casal!
A Coerência do Todo:
A harmonia e a coerência não se limitam aos arranjos de flores secas. Elas devem permear todo o planejamento do casamento ou evento por menor que ele seja! Desde o número de convidados, ao horário do evento, o convite, o cardápio do buffet, tipo de música que irá tocar em cada momento se estendendo até o vestido da noiva e todos os demais acessórios.
O convite, por exemplo, deve apresentar cores e elementos que combinem com os arranjos de flores da decoração, o buffet deve oferecer opções gastronômicas que harmonizem com o tema do casamento, e o vestido da noiva deve estar em sintonia com a temática, o estilo do casal e da noiva em particular.
Criando uma conexão emocional com o ambiente, evento e com as pessoas que apreciam a realização desse sonho junto com você!
que legal. Coerência tem que ser praticada, é importante pegar dicas do que você já tem como estilo pessoa/vestimenta/decoração para se inspirar nos arranjos desses momentos especiais. Assunto interessante!
ResponderExcluir